Porquê escolher a cortiça?

A cortiça é um material com diversos benefícios, que a colocam em vantagem quando surge a oportunidade de escolher um material natural em detrimento de outros materiais menos ecológicos e sustentáveis.

Aqui estão as suas principais características:

Leve

A cortiça é composta por 80% de matéria gasosa, pesando 0,16 gramas por centímetro cúbico. É um material muito leve e flutuante.

Elástica/compressível

As suas membranas celulares muito flexíveis tornam a cortiça compressível e elástica. Quando é submetida a fortes pressões, o gás das células é comprimido, reduzindo bastante o seu volume (até metade da sua largura), e recupera rapidamente quando se liberta dessa pressão.

A cortiça é o único sólido que ao ser comprimido de um lado, não aumenta o volume no outro, ou seja, adapta-se a variações de temperatura e pressão sem que a sua integridade enquanto vedante, seja comprometida.

Impermeável

Devido à suberina e aos ceroides presentes na cortiça, este material é praticamente impermeável a líquidos e pouco permeável a gases.

Pelo mesmo motivo, a cortiça não apodrece, sendo esse um dos fatores porque é considerada um dos melhores vedantes no mercado.

Isolador

A cortiça é um excelente isolador térmico e acústico. Por isso mesmo, é transformada em rolhas, para uma melhor proteção do vinho e bebidas espirituosas contra variações de temperatura ou contaminação.

Este material é utilizado na impermeabilização de infraestruturas, fundações e pavimentos, em isolamento acústico e térmico e em revestimentos finais.

De todas as substâncias naturais, a cortiça é a que tem a maior capacidade de isolamento térmico e acústico.

Retardador de fogo

A cortiça é um retardador natural de calor. Não faz chama e não liberta gases durante a combustão.

Durabilidade

É um material muito resistente ao desgaste. A sua estrutura, faz com que seja menos afetada pelo impacto e pela fricção do que os revestimentos rígidos.

Hipoalergénico

Esta matéria-prima não absorve pó, por isso, não provoca alergias nem representa risco para asmáticos.

Biodegradável, reciclável e renovável

É uma matéria-prima natural, 100% biodegradável, reciclável e renovável.